quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Painel de Bandas em Ponta de Pedras


 Músicos com vasta experiência pedagógica foram trazidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), com apoio do governo do Pará, de todo o Brasil para o município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Ali, entre rios, igarapés, matas, guarás, búfalos e uma cultura milenar, elementos que traduzem a exuberância do cenário marajoara, eles vivenciam um encontro de saberes e experiências. Os mestres vieram ao encontro dos alunos, a quem repassam, até este domingo (13), um conhecimento que poucos teriam condições de dispor, num período inferior a uma semana, dentro do projeto Painéis Funarte de Bandas de Música.
Alguns desses instrutores já têm carreira sólida no cenário nacional e internacional da música. A programação do evento ofereceu 11 cursos, divididos em 17 turmas com média de 20 alunos. Uma turma a mais foi criada a pedido dos aprendizes, sobre flauta. Ministrada pelo músico e professor Jonathan Miranda, coordenador do curso de Bacharelado em Música, mantido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em convênio com a Fundação Carlos Gomes, a oficina acabou sendo uma das mais procuradas.
Estão em Ponta de Pedras Carlos Malta, multi instrumentista conhecido como o “escultor do vento”, compositor, orquestrador, educador e produtor, com vários CDs lançados; Mônica Giardini, regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo há 14 anos, tendo estudado regência orquestral com grandes nomes, como Osvaldo Lupi, Aylton Escobar e Eleazar de Carvalho, e o trombonista Roberto Marques, que acompanhou Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Toquinho, e gravou com Caetano Veloso e Milton Nascimento. Mais recentemente, trabalhou com Paulinho Moska e Marisa Monte.
Nesse leque de músicos talentosos reunidos pela Funarte, sob a coordenação de Rosana Lemos, responsável pelo Centro de Música daquela instituição, e coordenação pedagógica do maestro e professor Marcelo Jardim, estão ainda Ana Letícia, doutoranda pela UniRio (Universidade do Rio de Janeiro) em Percussão Sinfônica em Orquestra; o compositor e pesquisador em composição e cognição musical, Marcos Nogueira, doutor em Comunicação e Cultura, professor de composição da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Rosana Caetano, formada em violão com cursos de extensão em harmonia e teoria musical, professora e regente da Orquestra de Cordas da Escola Elias Porfírio de Azevedo em Araxá (MG); Daniel Lopes de Freitas, professor de Harmonia e Estrutura Musical no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, em Uberaba (MG); o trombonista Gilvando Silva “Azeitona”, integrante do Quarteto de Trombones e outros grupos da Paraíba, e professor dos cursos Básico, Técnico e Bacharelado de Música da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Max Ferreira, clarinetista, regente assistente da Orquestra de Sopros Brasileira, professor do Conservatório de Tatuí (SP), professor e regente da Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”, de Leme (SP), e Leopoldo Artuzo, trompetista da Orquestra Sinfônica Paulista, fundador do Grupo de Metais “Professor Gilberto Gagliardi”.
O projeto Painéis Funarte de Bandas de Música integra o Projeto Bandas, e é realizado por meio de parcerias com instituições de cultura em várias esferas. No Pará, conta com a parceria da Fundação Carlos Gomes na execução de mais esta etapa da ação de capacitação de instrumentistas e regentes de bandas.

Maria Christina - FCG












Um comentário:

  1. Parabéns,

    uma bela iniciativa, o reconhecimento da FUNARTE através da Fundação Carlos Gomes, é justificado pelo labor e fidelidade da Associação Antonio Malato,

    ResponderExcluir